CDL Brusque recebe vereador e representantes de entidades de Balneário Camboriú

Publicado em 28/10/2022 - Atualizado em 26/01/2024

Encontro teve como objetivo conhecer os sistema de monitoramento de câmeras de segurança de Brusque e a parceria público privada com no município

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Brusque (CDL Brusque) recebeu na manhã de quinta-feira, 27 de outubro, em sua sede, representantes de entidades e do poder público de Balneário Camboriú, que estiveram em Brusque para conhecer melhor a parceria público privada no sistema de monitoramento e uso de câmeras no município. Na oportunidade, o presidente da CDL Brusque, Alcir Inácio Otto, os ex-presidentes e diretores Altamir Schaadt e Fabrício Zen, e o diretor da CDL e presidente do Sindilojas Brusque, Marcelo Gevaerd, falaram sobre a iniciativa da CDL, que desde 2008 contribui para a instalação de sistema de monitoramento na cidade.

Atualmente, Brusque conta com 57 câmeras de monitoramento. A CDL Brusque e o Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Brusque (Sindilojas) têm o papel de fomentar nos empresários e comerciantes da cidade a importância de contribuírem para a implantação do sistema. Os pontos de monitoramento são sugeridos pelos órgãos de Segurança Pública locais e, após a instalação dos aparelhos, os mesmos são mantidos pela iniciativa privada. As imagens disponibilizadas são de acesso exclusivo das entidades de Segurança Pública para monitoramento e, havendo necessidade, são utilizadas em investigações.

Durante a reunião, os ex-presidentes da CDL Brusque relembraram os primeiros passos para o êxito da parceria, em 2008, mas que somente em 2018 teve o modelo atualizado e aperfeiçoado, o que passou a auxiliar na redução da criminalidade no município. “Esse sistema moderno realmente tem trazido benefícios e resultados para toda a comunidade. E quem está de parabéns é o empresário brusquense que entendeu o propósito do projeto e tem apadrinhado e apoiado a iniciativa”, comentou Zen.

Parceria público-privada

Também presente no encontro, o delegado da Divisão de Furtos e Roubos da Polícia Civil de Brusque, Fernando Farias, ressaltou a importância da qualificação das investigações e destacou que a cidade é um exemplo de sucesso nacional. “Brusque é um modelo, não só para o Estado mas para o Brasil como um todo, de que essa parceria entre o privado e o público dá resultado”, dando ainda o exemplo de três grandes casos que foram solucionados recentemente na cidade por meio de investigações tecnológicas.

Modelo para outras cidades

Com uma avaliação muito positiva do encontro, o presidente da Federação dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública de Santa Catarina (Feconseg), Valdir de Andrade, ressalta que a tecnologia implantada traz benefícios e espera que em Balneário Camboriú tenha a mesma aderência. “Viemos buscar aqui o caminho que Brusque adotou para chegar aonde chegou, então só questões positivas nessa troca de experiência”, afirmou Andrade, que também é presidente do Conselho Comunitário de Segurança Pública e Cidadania (Conseg) de Balneário Camboriú.

O vereador suplente da cidade litorânea, Nelson Oliveira também elogiou a iniciativa e avaliou positivamente a visita e o aprendizado. “Somos muito gratos a CDL Brusque que nos recebeu e nos passou todas as informações e como esse convênio foi construído. Toda essa tecnologia vai servir muito a Balneário Camboriú e queremos implementar o quanto antes”, ressalta.

O presidente da CDL Brusque, Alcir Inácio Otto, destaca que a segurança sempre foi uma das bandeiras levantadas pela entidade e que se sente muito grato em apresentar um sistema que trouxe benefícios para toda a comunidade. “Para as outras cidades que queiram fazer uma visita ou que queiram que a gente apresente esse projeto estamos sempre à disposição”, enfatizou.

Participaram do evento ainda: o comandante do 18º Batalhão da Polícia Militar (18° BPM) de Brusque, tenente-coronel Heintje Heerdt; a presidente Associação dos Síndicos de BC (ASBALC), Sonia Novaes Estácio; e o sargento da Polícia Militar, Luís Fernando Soares Bittencourt.