CDL Brusque realiza curso sobre Contas a Pagar e Receber

Para o consultor e Mestre em Finanças, Eduardo Lemke, a formação impulsiona a busca por novos conhecimentos

Publicado em 25/05/2018 - Atualizado em 26/01/2024

Entre os dias 21 e 23 de maio, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Brusque – CDL Brusque, realizou o curso “Processo Financeiro de Contas a pagar e a receber”, ministrado pelo mestre em Finanças e consultor empresarial, Eduardo Lemke. O evento tinha o objetivo de capacitar ainda mais o departamento financeiro das empresas, estimulando o processo de gestão como ferramenta de crescimento do próprio negócio.

“É uma área que requer mais conhecimento, principalmente para às micro e pequenas empresas, onde algumas pessoas acumulam a responsabilidade do departamento financeiro e administrativo. Isso sem mencionar a falta de formação específica. O colaborador tem ideia do fluxo de caixa, do processo de contas a pagar e receber, mas o resultado contém informações que precisam ser geridas e que contribuem para o crescimento da empresa”, afirma o consultor Eduardo Lemke.

Segundo ele, o empresário até reconhece a importância deste controle, embora não se tenha a cultura de valorizar o processo. “É uma alternativa que traz mais respiro para o negócio. Hoje, o empresário está correndo atrás da meta e focado na busca de soluções para honrar seus pagamentos. Mas quando ele tem uma boa gestão do contas a pagar e a receber, ele consegue se prevenir de problemas. Com um fluxo de caixa prévio dos próximos seis meses é possível traçar alternativas e resolver dificuldades antes mesmo de acontecerem, como a sazonalidade de vendas, por exemplo. Existem meses que o faturamento diminui, mas as contas estão ali para serem pagas. Então é possível se antecipar e melhorar o desempenho da empresa”, pontua o consultor.

Durante três dias, o curso abordou temas como o cadastro e análise de crédito, ciclos financeiros e econômicos, fluxo de caixa, índice de inadimplência, resultados operacionais, análise de investimentos, planilhas com desconto de duplicadas e a importância de praticar a gestão do departamento. “Trabalho manual qualquer um faz. Ir ao banco, atender um fornecedor. Mas gerir a empresa com planilhas eletrônicas atualizadas com informações do ciclo econômico é o que falta em muitos negócios. Como consultor escuto sempre o empresário dizer que trabalha e vende, mas que no final do mês não sobra nada. Isso significa que ele não tem informações que o permitam buscar alternativas”, acrescenta.

Entre as principais lições deixadas por Lemke está a necessidade de delegar mais o trabalho manual e permitir a reflexão sobre os processos, em busca de números e, por consequência, de resultados.

“A ideia do curso é incomodar, deixar a pulga atrás da orelha. Que as pessoas entendam que tem algo mais para buscar e que não é bom ficar parado. Em três dias de curso a minha missão é plantar essa semente para que os alunos aprofundem o conhecimento. E a CDL Brusque é uma forte aliada deste processo, através das capacitações que oferece”, enfatiza.

Alunos satisfeitos

Para o empresário Jardel Torresani, participar do curso foi importante e trouxe um novo horizonte em termos de gestão. “Entendi que deixo de crescer porque perco tempo com coisas pequenas. Aprendi mais sobre liberação de crédito e outros conhecimentos importantes para se manter competitivo”, destaca.

Já a assistente financeira Miriam Sandra Sassi Schaefer ressalta a necessidade de estar se atualizando e aproveitou a oportunidade para trocar experiências e informações com pessoas que atuam no mesmo setor em outras empresas. “O departamento financeiro é o controle de tudo. Sabe quanto a empresa recebe e gasta, principalmente na parte dos impostos. Nosso papel também é informar o proprietário sobre o que acontece, já que somos o coração da empresa”, analisa.

A assistente financeira da CDL Brusque, Beatriz Martins de Andrade Daltroso, também participou do curso e avaliou como positiva a oportunidade. “O nosso sistema faz tudo sozinho e o curso trouxe essa outra visão. Precisamos praticar cálculos manuais para entender sobre o processo e procurar por lacunas que possam deixar a operação da empresa melhor”, descreve.

Fonte: Assessoria de Imprensa CDL