CDL Brusque realiza 2º workshop sobre Serviço de Proteção ao Crédito (SPC)

Publicado em 05/04/2017 - Atualizado em 26/01/2024

Workshop foi ministrado pela representante comercial da FCDL/SC, Silvana Moreira

Foi realizado na noite terça-feira, 4 de abril, no Centro Empresarial, Social e Cultural de Brusque (CESCB) um workshop sobre o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), realizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Brusque – CDL Brusque. O evento foi ministrado pela representante comercial da FCDL, Silvana Moreira e durou cerca de 2h30min.

“O objetivo é trazer conhecimento para o associado. Que ele possa aproveitar mais o serviço na análise de crédito e na tomada de decisão. Às vezes o associado não sabe usar todas as ferramentas disponíveis. Não por falta de interesse, mas pelo dia ser muito corrido. Então essa é a oportunidade de receber o treinamento e de conhecer todos os benefícios que o sistema apresenta. É bem amplo”, afirma Silvana.

De acordo com a profissional, além da consulta nacional, através do SPC, Serasa, cartórios, cheques, pendências financeiras e bancárias, o sistema ainda permite o Registro de SPC e Protesto. E, devido ao cruzamento de informações, é uma das ferramentas mais eficazes no combate à inadimplência.

“O que traz a inadimplência para dentro de uma empresa é a falta de análise de crédito. Hoje, as grandes redes que mais crescem no Brasil usam esta ferramenta a seu favor. Muito mais que o sistema nacional de consulta, existe a possibilidade de limitar o crédito do cliente. Assim a empresa sabe o quanto da renda do cliente está comprometida e se ele pode pagar o valor ou não”, ressalta Silvana.

Apesar de morar em Itajaí, a representante comercial da FCDL/SC trabalha bastante em Brusque e acredita que muitas empresas da cidade ainda não conhecem a ferramenta que determina o limite do valor de crédito. “O consumidor quer comprar, se a empresa libera, ele compra. Mas o credor é quem precisa saber se ele pode limitar o crédito do cliente ou não. Esta ferramenta está disponível para estabilizar a inadimplência e permitir que a venda aconteça com qualidade e segurança. Quando se vende sem a consulta não se sabe o histórico do cliente. Por isso, quem sabe usar o serviço faz com que o número de devedores não cresça”, enfatiza Silvana.

Segundo ela, esse cruzamento de informações também é usado para financiamento bancário, por exemplo, no qual se consulta o CPF do cliente em todas as bases para saber quanto de sua renda já está comprometida e qual o valor de prestação ele pode assumir.

Em Brusque este é o segundo workshop que Silvana ministra, embora ela percorra muitos municípios de Santa Catarina partilhando os mesmos conhecimentos. A expectativa é que uma nova formação aconteça na cidade em breve.

“A CDL Brusque visa muito o lado do associado e desenvolve um trabalho interessante. O número de treinamentos que oferece é extenso e isso faz com que a entidade se destaque na região”, observa.

Muitas dúvidas

Boa parte dos alunos que participaram do workshop estavam cheios de dúvidas. Exatamente como Silvana pontuou: muitas ferramentas disponíveis e pouco tempo para explorar o sistema.

“Vim buscar o conhecimento direto na fonte. Nós utilizamos a ferramenta, mas queremos melhorar o aproveitamento”, conta a responsável pelo setor financeiro e de Recursos Humanos da Clínica Lucano de Medicina Integrada, Viviane Frutuoso.

Já a subgerente da loja Wave Surf Wear, Gabriela Siegel, diz que o sistema é utilizado várias vezes durante o dia, mas isso não garante sua total aplicação. “Nós só usamos o que é mais comum e temos esta certeza de que existem bem mais recursos disponíveis. Por isso estou aqui para aprender”, relata.

A gerente da loja Vyjoi, Letícia Steffens Raimundi, por sua vez, explica que já fez o curso há cerca de cinco anos e que precisava reciclar os conhecimentos. “Na época nem havia o sistema na loja. Hoje, meu principal objetivo é esclarecer dúvidas e entender mais sobre as ferramentas disponíveis”, detalha.

Fonte: Assessoria de Imprensa CDL