CDL Brusque participa de reunião da Frente Parlamentar de Apoio ao Comércio Varejista da Alesc

Encontro reuniu lideranças políticas e empresariais do setor e discutiu a respeito da concorrência das redes de varejo catarinenses com o comércio eletrônico de outros países

Publicado em 03/05/2023 - Atualizado em 26/01/2024

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Brusque (CDL Brusque), representada pelo seu presidente, Alcir Otto, participou na terça-feira, 2 de maio, da reunião da Frente Parlamentar em Apoio ao Comércio Varejista. O evento foi realizado na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), em Florianópolis, e reuniu empresários do ramo, representantes de demais entidades do segmento, como Fecomércio-SC e FCDL/SC, além de deputados e representantes da Secretaria de Estado da Fazenda.

O principal tema do encontro foi a discussão a respeito da concorrência entre as redes de varejo catarinenses com o comércio eletrônico de outros países, principalmente da China, que prejudica a economia catarinense e a arrecadação do Estado. “O assunto principal discutido foi em relação ao marketplace, a venda de produtos em grandes lojas virtuais e a forma injusta com que muitas delas operam em relação aos lojistas que tem os seus estabelecimentos físicos, que pagam seus impostos. Em muitos casos, as empresas que atuam no e-commerce não recolhem os impostos necessários e ficam mais competitivas. A legislação brasileira prevê o pagamento de ICMS, PIS, Cofins, e o que se deseja é que essa lei tenha valor para todos que atuam no comércio, tanto físico como on-line, para que algumas empresas não sejam penalizadas e outras sejam agraciadas”, pontuou Otto.

Ao longo da reunião, o presidente da FCDL-SC, Onildo Dalbosco Junior, também defendeu ações em defesa do varejo catarinense. “Não somos contra as plataformas. Defendemos tarifas justas e justiça tributária”, declarou Dalbosco.

Olhar aos associados

O presidente da CDL Brusque também defende que a atuação da Frente Parlamentar da Alesc possa atender as demandas não apenas do grande varejo estadual, mas também dos pequenos negócios. “Esperamos que, dentro das ações, a Frente Parlamentar da Alesc possa olhar para o pequeno varejo, que tem suas dificuldades. Temos certeza que essas discussões são muito proveitosas e vem de encontro do real sentido da CDL, que é defender os direitos dos seus associados. A reunião foi muito proveitosa, a primeira de muitas, e esperamos que essa Frente Parlamentar do Varejo não seja apenas um ato político, mas que contribua para a resolução das reais demandas dos nossos associados”, frisou Otto.

Além de Otto, o evento contou com a presença do presidente do Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Brusque, Botuverá e Guabiruba (Sindilojas), Marcelo Gevaerd, e do empresário brusquense Luciano Hang, que contribuiu para as discussões.

Saiba mais

A Frente Parlamentar de Apoio ao Comércio Varejista da Assembleia Legislativa iniciou em março deste ano e tem como objetivos receber as demandas do varejo catarinense e acompanhar os projetos de lei em tramitação na Alesc que tenham relação com o setor.

(*Informações adicionais: Assessoria de imprensa Alesc).