CDL Brusque participa de comitiva brusquense na Alemanha

Publicado em 17/07/2018 - Atualizado em 26/01/2024

Desde a segunda-feira, 16, até o dia 23 de julho, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Brusque - CDL Brusque, Fabricio Zen e o vice-presidente da entidade, Antônio Roberto Pacheco Francisco, integram a Comitiva Brusquense de 17 pessoas que está na Alemanha.

O objetivo da visita à região de Karlsruhe é fortalecer os laços com entidades parceiras, bem como projetos já em execução com o Distrito de Karlsruhe (composto por 32 municípios) além de novas ações nas áreas de meio ambiente, mobilidade, indústria e comércio.

Além da entidade participam também empresários, representantes da ACIBr, Unifebe, Câmara de Vereadores, Prefeitura de Brusque, Fundema, Secretaria de Educação e de Obras.

Tecnologia e mobilidade urbana

No primeiro dia de programação a Comitiva esteve na sede do Distrito de Karlsruhe, onde foi recebida pelo prefeito de Karlsdorf-Neuthard e presidente da BSG, Sven Weigt, e pelo presidente do Distrito de Karlsruhe, Christoph Schnaudigel.

Em seguida o grupo visitou a Universidade de Karlsruhe onde foram apresentados os trabalhos que têm sido desenvolvidos em parceria entre a universidade alemã com a Unifebe,através do financiamento do projeto Nakopa, sobre Mobilidade Sustentável, que é um dos programas do projeto "50 parcerias municipais pelo clima".

O grupo também pode vivenciar uma importante e diferente experiência: de percorrer um dos trajetos da programação de bicicleta. A ação trouxe a experiência do uso do transporte para a maior conscientização em prol da mobilidade urbana.

Na parte da tarde o grupo visitou a sede do Grupo PTV, empresa especializada na criação de softwares e soluções para a mobilidade. Durante o encontro foram apresentados modelos de projetos desenvolvidos com a tecnologia em várias cidades do mundo, bem com os dois softwares que serão usados pela Unifebe para a execução do projeto Nakopa e possivelmente no Plano de Mobilidade de Brusque.

A última ação do dia foi um Workshop de Plano de Mobilidade para Brusque, onde todos os integrantes da Comitiva puderam discutir as principais necessidades atuais e futuras para o Plano que possivelmente será desenvolvido pela universidade brusquense através de consultoria Universidade de Karlsruhe.

Desenvolvimento

Para o presidente da entidade poder conhecer as iniciativas alemães e fortalecer as parcerias para projetos futuros é fundamental. O presidente da CDL Brusque enalteceu a importância da participação da entidade na Comitiva, já que esta é a primeira vez que a Câmara integra um grupo brusquense em Karlsruhe. “É de extrema importância integrar essa comitiva, pelo estudo que está sendo feito sobre a mobilidade urbana, já que a Área Azul do município hoje é gerida pela CDL Brusque. Conhecer os projetos e ações alemãs sobre o tema são necessários para replicarmos essas informações sobre como são feitos os estudos e parcerias com a Universidade. O mais importante é a entidade transmitir as informações para a comunidade e reforçar para a classe política que este tema precisa ser tratado de forma técnica e não política. Ou seja, mostrar para a população a importância do trabalho técnico, da seriedade da mobilidade urbana e o quanto é viável construirmos isso em nossa cidade integrando diversas entidades com a universidade, já que este é um trabalho a ser desenvolvido a longo prazo e que trará grandes benefícios à comunidade”, acrescentou Zen.

Nesta terça-feira, 17 de julho, o grupo visita o campus de inovação da empresa EnBW e o participa de uma reunião na Câmara de Indústria e Comércio (têxtil), que contará com uma apresentação do presidente da ACIBr na oportunidade.

Além da Comitiva Brusquense, uma Comitiva de Guabiruba, com 14 integrantes, também participa da programação a partir desta terça-feira, 17 de Julho.