CDL Brusque e Orquestra do CESCB celebram o dia de São Nicolau

Publicado em 09/12/2015 - Atualizado em 26/01/2024

Compartilhar em:

Promovido pela CDL e pela Orquestra do CESCB aconteceu no dia 6 de dezembro, no Teatro do Centro Empresarial a Noite de São Nicolau e o Concerto de Natal da Orquestra do CESCB.

O evento lotou o teatro e contou com a participação de aproximadamente 300 pessoas.
Em Brusque a celebração natalina é muito forte. Segundo a tradição, São Nicolau deixa doces e guloseimas nos pratinhos das crianças que se comportaram bem durante o ano. 

Antes da orquestra começar a tocar, o contador de histórias, Emiliano Daniel de Souza contou como se deu a origem do dia de São Nicolau. 

A primeira fala do que Nicolau fez quando soube que em uma cidade no ocidente as pessoas estavam passando fome. Ele reuniu nozes, maçãs, frutas secas e grãos de trigo. Para ajudar, as mulheres da cidade fizeram pães de mel. Encheram um navio e mandaram para a tal cidade. A embarcação demorou muito para chegar e aportou no seu destino apenas à noite, quando todos dormiam. Então os tripulantes dividiram os alimentos e deixaram nas portas das casas. Depois foram embora.

Outra história conta que um viúvo tinha três filhas e estava passando por grandes necessidades. Seu sofrimento era saber que não tinha dote e que não poderia casar as meninas. São Nicolau, então, juntou um saquinho de moedas de ouro e jogou à noite pela janela. O saquinho foi cair dentro de um sapato e o viúvo conseguiu casar a primeira filha. A história se repetiu mais duas vezes e todas foram casadas, graças aos presentes dos sapatinhos.


São Nicolau realmente existiu e foi um bispo em Mira, atual Turquia. As histórias que falam sobre ele dão conta de sua bondade e generosidade. 

Veja as fotos do evento: clique aqui