CDL Brusque compartilha pesquisa de intenção de compras

Dados divulgados pela CNDL/SPC Brasil estimam que data deve movimentar R$ 66,6 bilhões na economia

Publicado em 09/12/2022 - Atualizado em 26/01/2024

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O fim do ano se aproxima e a expectativa para o Natal aumenta. A data deve movimentar as ruas de todo o país, levando mais de 118 milhões de consumidores às compras. É o que aponta pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), realizada no mês de outubro, nas 27 capitais brasileiras.

De acordo com o levantamento nacional, o Natal deste ano deve injetar R$ 66,6 bilhões na economia.

Além disso, na intenção de compras comparada ao ano passado, 73% pretendem dar presente(s) para outras pessoas no Natal deste ano (em 2021, eram 77%). Conforme a pesquisa, entre os que não irão presentear, 30% afirmam não gostar ou não ter o costume, 28% não têm dinheiro, e 16% estão desempregados.

“A CDL Brusque tem uma boa expectativa em relação às vendas no comércio, neste período de final de ano, em especial após a divulgação da pesquisa da CNDL/SPC Brasil e a previsão dos R$ 66,6 bilhões na economia, onde acreditamos que boa parte desse valor será investido no comércio, setor onde as pessoas adquirem a maioria dos presentes de Natal. Aproveitamos ainda para lembrar da promoção ‘Comprar Aqui dá Sorte’ do nosso comércio local, que neste ano está sorteando dois Renault/Kwid, além do horário estendido que sugerimos as lojas, para ampliar a possibilidade de compras dos consumidores”, declara o presidente da CDL Brusque, Alcir Inácio Otto.

Ranking dos presentes e presenteados

De acordo com a pesquisa, os mais lembrados na hora de presentear serão os filhos (62%), o cônjuge (45%) e a mãe (41%). Além disso, 59% dos consumidores pretendem comprar presentes para si mesmo no Natal, uma queda de 10 pontos percentuais em relação ao ano passado. Em média, os consumidores pretendem comprar 4,2 presentes para algum familiar ou amigo no Natal e o ticket médio de cada presente será de R$ 132. Vale destacar ainda que 40% daqueles que vão comprar presentes desejam gastar até R$ 100,00 por presente.

Entre os itens mais comprados, 57% afirmam que pretendem comprar roupas, 38% calçados, 36% perfumes/cosméticos, 34% brinquedos e 21% acessórios.

Conforme os consumidores que presentearam no Natal de 2021, 44% pretendem comprar este ano a mesma quantidade de presentes adquiridos no ano passado, enquanto 29% pretendem comprar mais presentes e 16% menos, uma queda de 6 pontos percentuais em relação ao ano passado.

Locais de compras

De acordo com a pesquisa, ainda, 82% dos consumidores pretendem realizar compras nos canais off-line, principalmente nas lojas de departamento (42%) e em shopping center (40%). E 50% pretendem fazer alguma compra pela internet, representando 81,2 milhões de consumidores.

O levantamento aponta ainda que 85% dos consumidores pretendem fazer pesquisa de preços antes de comprar os presentes, sendo que 86% vão utilizar a internet, sobretudo os sites e aplicativos. Os principais sites e aplicativos utilizados na pesquisa serão os de lojas varejistas (77%) e os buscadores (67%). Já 67% farão pesquisas de forma offline, principalmente nas lojas de shopping e de rua.

Os consumidores também estão atentos aos preços. Quando se trata da escolha do estabelecimento onde pretendem comprar os presentes, 53% são influenciados pelo preço. Já 39% escolhem o local por conta de ofertas e promoções; 23%, pela variedade de produtos; e 29%, pelo valor do frete, um aumento de 7 pontos percentuais em comparação com o ano passado.

Cartão de crédito parcelado e PIX

As principais formas de pagamento dos consumidores nas compras de Natal serão: cartão de crédito parcelado (45%), PIX (42%), cartão de débito (36%) e dinheiro (35%). Entre os que pretendem pagar parcelado, o número médio será de 4,7 parcelas, o que significa que o consumidor pagará a última prestação em abril de 2023.

De acordo com os consumidores, 47% pretendem parcelar as compras para ter condições de comprar todos os presentes, 43% para poder comprar presentes melhores e 39% afirmam que mesmo tendo condições de pagar à vista, preferem pagar desta forma para garantir a sobra de dinheiro no orçamento.

(*Confira a pesquisa completa, no site da CNDL: https://bit.ly/3uT3M3j )