Campanha de Vacinação contra o H1N1 da CDL e ACIBr imuniza diversos colaboradores de empresas associadas às entidades

Publicado em 02/05/2017 - Atualizado em 26/01/2024

Compartilhar em:

‘Dias D’ ocorreram na sexta-feira, 28, e no sábado, 29 de abril


Nos dias 28 e 29 de abril, sexta-feira e sábado, a Cidmed e a Bravacinas Brusque registraram movimento de pessoas em busca da imunização contra a gripe. Isso porque foi realizada a Campanha de Vacinação de 2017 contra o H1N1, da Associação Empresarial de Brusque (ACIBr) em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Brusque (CDL Brusque). As doses da vacina foram disponibilizadas para associados e colaboradores das entidades, no valor de R$ 80.

De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina contra gripe reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos. Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.



CDL

Diversos colaboradores de empresas associada à CDL Brusque também marcaram presença nos pontos de vacinação, na sexta-feira, 28 e no sábado, 29. Entre eles estava a gerente de vendas Elenise Cardozo dos Santos, que trabalha na Talinda e aproveitou a campanha da CDL para se imunizar. Ela conta que nos anos anteriores não havia se vacinado. Entretanto, após ouvir informações a respeito da H1N1 e sobre a importância da prevenção, optou em aderir.

“É uma iniciativa muito boa, o valor da dose é acessível e com isso vamos evitar que esse tipo de gripe e outras complicações ocorram com a nossa saúde. Acredito que todos devem se conscientizar e se prevenir da melhor forma”.

Além de associados, as doses da vacina também foram disponibilizadas para dependentes, de ambas as entidades. Esse foi o caso da família de Rejane Wippel Debatin. O marido, Valdir Debatin é sócio gerente da Auto Eletro Bateria, empresa associada a CDL Brusque, e seus dependentes não perderam a oportunidade da prevenção. “Nos preocupamos muito com a gripe e queremos evitar o contágio. Assim que soubemos da Campanha da CDL aderimos, pois além de ser mais viável para os associados, contribui muito para a nossa saúde”, completou Rejane.


ACIBr

Entre as empresas associadas à ACIBr que tiveram seus colaboradores imunizados estava a Profomento. O diretor Executivo, Marcelino Schlindwein explica que em anos anteriores a empresa já havia participado da campanha e este ano, ao todo, 14 colaboradores dos 16 aderiram à vacinação. “É uma iniciativa louvável da entidade em colaborar com as empresas que são associadas. Sempre nos preocupamos muito com a qualidade de vida dos nossos funcionários e esta foi mais uma maneira de cuidarmos da saúde deles. Acredito que a adesão deveria ser em massa, pois é um benefício muito grande para todos”, comentou.

Da mesma forma quem também garantiu a imunização contra o H1N1 este ano foi o operador de caixa da Viacredi, André Luiz Hartke. “É muito interessante. Precisamos nos proteger e essa é uma forma das empresas e das entidades cuidarem da saúde dos seus trabalhadores”, observou.



Parceria em prol da saúde

Segundo a enfermeira da Cidmed, Clotilde Imianoswsky, a vacina da Campanha de 2017 da ACIBr e CDL protege contra os quatro tipos do vírus da gripe H1N1, H3N2, tipo B e tipo A e, mesmo quem se vacinou em 2016 precisa se imunizar novamente. “O vírus da gripe é mutante, por isso as pessoas precisam se vacinar anualmente, em especial quem tem imunidade baixa, já que a gripe pode ocasionar outras doenças graves, como as pulmonares”, comenta.

Para a diretora da Cidmed, Rosangela Vanol, a parceria com a ACIBr e CDL mais uma vez foi importante para ampliar o número de pessoas imunizadas e também proporcionar às empresas associadas as doses com descontos.

A gestora e vacinadora da Bravacinas Brusque, Elaine Bieseck explica que é muito importante as pessoas estarem atentas e fazerem a vacina neste período do ano. “É nesta época que acontecem mais os casos de gripe, e a vacinação deve ocorrer o quanto antes, já que demora cerca de 20 dias para estar imunizado, a partir da vacinação. Então, quanto antes você vacinar, mais cedo estará imunizado”, enfatiza.

Ainda segundo Elaine, apesar do Ministério da Saúde realizar a vacinação de determinadas faixas etárias de forma gratuita, as demais pessoas precisam se atentar para a imunização. “A faixa etária que não está no grupo de risco é geralmente a nossa, de pessoas que trabalham e produzem. E uma gripe grave dentro de uma empresa, ou uma família, significa monetariamente um custo muito alto. Então a vacina é muito viável. É nosso primeiro ano de parceria com a ACIBr e CDL, e vemos a campanha como importantíssima. São entidades que além de oferecerem a vacina para seus associados e colaboradores a um preço menor, mais acessível, levam também a informação do quão importante é o cuidado com a saúde”, complementa.



Fique atento!

De acordo com informações do Ministério da Saúde, a transmissão dos vírus Influenza acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz). Para a população em geral, o Ministério da Saúde orienta a adoção de cuidados simples como medida de prevenção para evitar a doença, como: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto; não compartilhar objetos de uso pessoal; além de evitar locais com aglomeração de pessoas.

É importante lembrar que, mesmo pessoas vacinadas, ao apresentarem os sintomas da gripe - especialmente se são integrantes de grupos mais vulneráveis às complicações - devem procurar, imediatamente, o médico. Os sintomas da gripe são: febre, tosse ou dor na garganta, além de outros, como dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Já o agravamento pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração.


Fonte: Assessoria de Imprensa CDL