Câmara de Vereadores aprova mudança do feriado de Carnaval para a segunda-feira

Publicado em 20/01/2016 - Atualizado em 26/01/2024

Os vereadores aprovaram por unanimidade durante a sessão ordinária da terça-feira, 29 de setembro de 2015, o projeto de lei (PL nº 40/2015) que altera, em Brusque, o feriado de Carnaval da terça para a segunda-feira.

Em 2016, por exemplo, a data comemorativa no município será 8 de fevereiro.

A proposta, de autoria do vereador José Isaías Vechi (PT), recebeu parecer favorável da Comissão de Constituição, Legislação e Redação, assinado pelo relator Alessandro Simas (PR), que ressaltou a adesão das associações representativas do empresariado à iniciativa.

Dejair Machado (PSD) observou que a troca do feriado para a segunda-feira já acontece na prática, mediante acordos firmados entre empresários e empregados de determinados ramos industriais. Ele ainda esclareceu que será mantido o ponto-facultativo na terça-feira, informação reforçada por José Zancanaro (PSD).

Por sua vez, Vechi salientou o apoio à mudança por entidades como CDL (Câmara Dirigentes Lojistas), Ampe (Associação das Micro e Pequenas Empresas), ACIBr (Associação Empresarial de Brusque), além do Fórum Sindical, do qual ele faz parte. "Todos os anos as empresas têm procurado os sindicatos para fazer a troca via acordo coletivo. Cerca 90% das empresas fazem isso", ressaltou o parlamentar.

Claudemir Duarte (PT), o Tuta, declarou estar satisfeito por votar favoravelmente a um projeto apoiado por várias entidades de grande representação na cidade.

Também sindicalista, Marli Leandro (PT) disse que enquanto o texto era discutido pelo fórum, ela conversou com trabalhadores sobre o assunto: "era unânime a vontade da classe de trocar o feriado e aí se acabava fazendo isso em acordo".

"Claro que há quem goste de desfilar [na terça] em Laguna, Florianópolis, mas esses acordos continuarão acontecendo. Mas falando em feriado, penso que é melhor a segunda, pois nem todos saem do município, então [a troca] acaba beneficiando esse público que fica aqui", acrescentou.

Valmir Ludvig (PT) afirmou que pouca gente sabe que o Carnaval não é um feriado nacional, mas a festa acaba sendo comemorada nos municípios devido ao seu aspecto cultural, assim como acontece com a quarta-feira de cinzas. Há tempos atrás, disse, Brusque costumava ter bailes de Carnaval no Clube Paysandu, costume que se perdeu com o passar dos anos: "mas as pessoas [migrantes] que estão chegando trazem esse costume mais forte do que a gente e acabam nos lembrando de que [o Carnaval] é bom, não é coisa do diabo. É alegria, gera renda".

Confira a matéria completa no site: http://goo.gl/ZWGI5F
Fonte: Talita Garcia/Câmara Municipal de Brusque