Brasileiro gosta de fazer compras sozinho, diz pesquisa
O levantamento aponta que 87% das visitas a locais como supermercados e pequenos comércios são feitas por adultos desacompanhados
Publicado em 06/09/2012 - Atualizado em 26/01/2024
Pesquisa da consultoria Kantar Worldpanel indica que o brasileiro prefere fazer compras sozinho. O levantamento aponta que 87% das visitas a locais como supermercados e pequenos comércios são feitas por adultos desacompanhados, 64% deles mulheres e 23% homens. Nessas compras solitárias, as mulheres gastam mais com cremes e loções, tintura para cabelo e pão; os homens, com cerveja, colônias e fraldas descartáveis. Quando as compras são conjuntas, os gastos são maiores com biscoitos, óleo e detergente em pó.
\"Os compradores solitários buscam no ato da compra suprir necessidades imediatas, ao contrário dos acompanhados, que priorizam o abastecimento\", diz Christine Pereira, da Kantar Worldpanel. A alimentação aparece em primeiro lugar na lista de gastos de todos os tipos de comprador, mas muda de acordo com o perfil: itens de perfumaria aparecem em segundo no ranking de compras de mulheres sozinhas, com 24% do valor gasto, enquanto para os homens essa posição fica com as bebidas (33% do valor).
Fonte: Folha de São Paulo