Aumenta empreendedorismo entre mulheres

Publicado em 06/03/2013 - Atualizado em 26/01/2024

Compartilhar em:

Levantamento feito pelo Sebrae - com dados de pesquisa da Global Entrepreneurship Monitor (GEM), que ouviu 10 mil pessoas em 2012 -mostra que a taxa de empreendedorismo por oportunidade das mulheres subiu de 39% em 2002 para cerca de 65% no ano passado. Isso significa que menos mulheres têm aberto um negócio por necessidade (como em caso de desemprego) e que aumentou a motivação por empreendedorismo.

Paralelamente, um levantamento da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), que entrevistou 30 das 65 finalistas da etapa nacional do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, mostrou que 97% das finalistas dizem acreditar que o Brasil tem grandes oportunidades para empreender.
Entre elas, apenas 7% abriram negócio por necessidade financeira, enquanto 39% o fizeram por terem vontade de empreender.

Para o diretor-presidente do Sebrae, Luiz Barretto, é possível notar durante os anos de realização do prêmio que, além do aumento do número de empreendedoras, há mais qualidade nos negócios comandados por mulheres. "Elas têm buscado cada vez mais cursos, oficinas e consultorias sobre como investir e melhor administrar sua empresa. Em geral, têm mais disposição para aprender do que os homens."


Fonte: FCDL Notícias