As grandes empresas e mais duradouras são as familiares

Publicado em 25/08/2016 - Atualizado em 26/01/2024

Vicente Donini palestra em Brusque para grande público de empresários e empreendedores, em evento promovido pela CDL em prol da Apae do município.

A Sociedade Esportiva Bandeirante teve seu salão principal tomado por empresários e empreendedores dos mais diversos segmentos na noite do dia 24 de agosto, na palestra promovida pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Brusque com o empresário catarinense Vicente Donini.
Filho de pais brusquenses, o empresário joinvilense que tem reconhecida trajetória à frente do Grupo Marisol, aceitou o convite da CDL para abordar o tema ‘Família e os Negócios', na palestra que teve toda renda revertida à Apae de Brusque.

De acordo com o presidente da CDL de Brusque, Michel Belli, a ideia da palestra surgiu de uma conversa com Donini, que se colocou prontamente à disposição para vir a Brusque. "Como ele vem gratuitamente, faz isso porque gosta, pensamos em beneficiar a Apae de Brusque, que já havia nos procurado para realizarmos alguma ação nesse sentido. Toda a renda com a venda dos ingressos, será destinada à Apae. E já pensando nisso, para agregar mais pessoas, buscamos a parceria da ACIBr, Sindilojas, Sesc e Senac. Procuramos o Bandeirante, que abriu mão da cobrança da taxa, pois é uma ação filantrópica e com isso, revertemos a renda de forma integral à Apae. Todos colaboram e acabam assistindo e absorvendo o tema trazido por seu Vicente Donini, como ele conseguiu esse case de sucesso em sua vida", ressaltou.

O presidente da Apae de Brusque, Sebastião Ernani Póia, agradeceu na oportunidade a presença de todas as pessoas no evento, e principalmente do empresário Vicente Donini. "Obrigado à CDL de Brusque pela parceria e a todas as entidades apoiadoras. Agradeço também ao seu Vicente Donini que se disponibilizou a vir gratuitamente aqui e vai nos trazer com certeza uma rica palestra. Num momento difícil que as Apaes estão passando, um recurso como este vai ajudar muito nossa instituição na manutenção dos seus serviços. Estou bastante surpreso com o número de pessoas que está aqui e percebo que além da palestra ser importante, também a causa é importante. Estou muito sensibilizado e agradecido", comentou.

Para Donini, todas as pessoas são responsáveis pelo ambiente que as acolhe. Por isso a importância de cuidar do lado social, para viver em um ambiente acolhedor, em que todos se sintam bem. "É muito natural que esse espírito de solidariedade permeie a cultura das empresas, estamos aí para servir também a coletividade e a comunidade que nos acolhe", considerou.

A PALESTRA

Atual presidente do Conselho de Administração do Grupo Marisol, Donini falou sobre suas experiências de vida, desde a época de sua atuação na Weg, até o início da Marisol, o trabalho ao longo dos anos, a continuidade com seus filhos e seus atuais projetos, como a aposta na vitivinicultura de altitude na Serra catarinense. "Eu sempre gosto de afirmar e reconhecer que as famílias bem resolvidas tendem a ter negócios bem sucedidos, e sempre que os negócios não caminham bem, isso reflete no ambiente familiar. É bem verdade que são duas instituições absolutamente separadas, independentes e não devemos misturar as obrigações e a natureza do negócio e a natureza da família. Assuntos de negócios são para ambiente de negócio, assuntos de família são no ambiente familiar. Porém, nem sempre as pessoas conseguem fazer essa separação", enfatizou.

Donini também falou sobre a sucessão dentro das empresas, a hora de ‘passar o bastão' aos herdeiros, prepará-los para que saibam o verdadeiro sentido do capital e trabalho. "Quanto antes passarmos o bastão, melhor. E é importante fazermos essa transição quando estamos na nossa plenitude. As grandes empresas, as mais duradouras, são as empresas familiares. Quando meu filho assumiu a presidência da Marisol eu disse a ele: ‘Filho, nunca tente copiar os atos e gestos do pai. Tens que respeitar os princípios da organização, mas seja você mesmo", comentou. Segundo Donini, uma empresa não é uma propriedade, ela é uma instituição. "Nós estamos a serviço da instituição e não devemos nos servir dela", complementou.

Confira as fotos do evento: clique aqui

Fonte: Carina Machado