1° Workshop apresenta Registro com Protesto aos associados da CDL Brusque

Publicado em 18/03/2016 - Atualizado em 26/01/2024

O workshop aconteceu na noite desta quinta-feira (17) e foi ministrado pelo coordenador comercial da FCDL/SC, Valdemir Manoel da Silva. O tema tratado foi o novo serviço que a CDL disponibilizará aos associados, o Registro com Protesto.
A ferramenta será oferecida por meio de uma parceria entre a FCDL/SC e SPC/SC e o Instituto de Estudos de Protestos de Títulos do Brasil. A partir dela, empresas associadas poderão incluir devedores no SPC e, ao mesmo tempo, efetuar o registro da dívida do cliente junto ao Tabelionato de Notas e Protestos de Títulos, que fará a cobrança. O objetivo é tornar a cobrança mais eficiente e evitar o aumento da inadimplência.

Lojistas não têm custos com cartórios

O Registro com Protesto permite ao lojista efetuar protestos em cartório ao mesmo tempo em que registra seus inadimplentes no banco de dados do SPC. Outra grande vantagem que o convênio oferece aos associados é a isenção de custas cartoriais para o protesto, valor este que será cobrado do devedor na quitação do débito. Antes, para que uma empresa ou pessoa física protestasse um título em cartório, além de certa burocracia com a documentação, a principal dificuldade para os empresários era justamente o custo das taxas cartorárias, que podiam variar entre R$ 70 e R$ 120 dependendo do valor protestado e do cartório. No caso do Registro com Protesto do SPC/SC, o associado fica isento destas taxas e ainda tem à sua disposição as informações de cartórios em determinadas opções de consultas no sistema do SPC.
É passível de protesto, através dessa parceria, todo título de crédito de valor até R$ 15.600,00. "Um dos grandes desafios que temos hoje é a entrega da carta aviso do SPC em localidades do interior, no caso dos registros que forem enviados ao cartório, sabemos que o cartório realiza diligência e entrega em mãos a notificação de protesto, mesmo que seja no interior dos municípios, o que deve aumentar consideravelmente o índice de recuperação destes títulos a partir de agora", complementa o gestor executivo, Carlos Eduardo Vieira.

Serviço é exclusivo do SPC

Somente o SPC tem informações do crediário de Santa Catarina e possui dados fornecidos por mais de 39 mil associados, portanto, qualquer outro banco de dados que ofereça ferramentas de análise de crédito com promessas de conteúdo de informações semelhante ao do SPC, mesmo que com preços inferiores, certamente estará induzindo o lojista ao erro, oferecendo uma ferramenta que poderá causar prejuízos incalculáveis aos associados, caso estes acabem vendendo a crédito para pessoas inadimplentes por falta de informação. "O Registro com Protesto já está obtendo grande aceitação e repercussão por parte dos associados demonstrando a grande utilidade da nova ferramenta que vem juntar-se às diversas soluções proporcionadas por nós da CDL e pelo SPC, unindo segurança, agilidade e tecnologia", disse o palestrante Valdemir Manoel da Silva.