“Quem não cobra, não recebe”

CDL Brusque realiza ‘Curso Análise, Crédito e Cobrança de Devedores e Inadimplentes’ e repassa a profissionais de cobrança técnicas e estratégias sobre o tema

Publicado em 28/09/2018 - Atualizado em 26/01/2024

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Em sua empresa, você sabe lidar com calotes, golpes e 'devedores de carteirinha'? Sabe como é possível lidar com as respostas de clientes devedores, para aquelas ‘desculpas’ de praxe? E quanto ao processo de negociação e o fechamento do acordo, você sabe se ele está sendo feito de forma correta ou se as estratégias de cobrança da sua empresa estão trazendo resultados positivos para o seu negócio?Para esclarecer essas e outras dúvidas, conhecer técnicas, estratégias, e procedimentos de concessão de crédito e cobrança, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Brusque – CDL Brusque realizou nos dias 24, 25 e 26 de setembro o ‘Curso Análise, Crédito e Cobrança de Devedores e Inadimplentes’.

Ministrado pelo professor e especialista Carlos Alberto Serpa, a capacitação contou com a presença de 24 pessoas, que conheceram conteúdos práticos, inspirados no dia a dia dos comerciários e dos associados da CDL, e que teve como foco a recuperação do dinheiro que está fora das empresas.


Passo a passo

Na primeira parte do curso, a análise do crédito foi o tema abordado, onde os participantes puderam avaliar os critérios de concessão de crédito feitos atualmente em suas empresas. “A economia mudou e a situação do país também. Hoje existem muitas empresas que estão em uma situação difícil e acreditam que para resolver isso é necessário apenas vender. Mas não: é preciso vender para quem irá pagar, bem como recuperar o dinheiro que é da empresa e que não está sendo cobrado devidamente”, comentou. Segundo o especialista a maneira como o crédito é emprestado também pode complicar a forma como ele será recebido. “Então, conceder crédito com técnicas, critérios e informações específicas, pode barrar futuras cobranças”, completa.

A segunda etapa do curso trabalhou a importância da postura dos profissionais de cobrança, em relação ao tom de voz, registros, abordagem de forma educada e profissional, que são elementos chave para se obter resultados na cobrança. “Assim, a pessoa que está sendo cobrada vê que não está lidando com um amador. E essa postura profissional é um elemento chave, é 80% do resultado da cobrança. Ou seja, é a firmeza que as pessoas passam a ter na abordagem dos clientes, não deixando que eles enrolarem, contem histórias, enfim. São técnicas para evitar cair em armadilhas”, comentou.

Na terceira etapa do curso foram repassadas orientações de como lidar com as desculpas mais comuns diariamente e como os profissionais de cobrança precisam lidar com respeito e profissionalismo com o cliente devedor.



Oportunidade

Em relação ao evento, Serpa elogiou a iniciativa da CDL Brusque, que segundo ele comprova que a entidade está alinhada com o momento econômico e político que o país vive atualmente. “É um momento bem crítico para muitas empresas e é importante tratar esse tema para que elas tenham a percepção de que precisam mudar, para melhorar. E colocar à disposição das empresas essas orientações é fantástico, pois hoje quem não cobra, não recebe”, frisou.

Entre os participantes do curso estava Clayton Gripa, da Profomento Serviços Financeiros. Para ele, poder aprender algumas estratégias para melhorar a comunicação e postura de quem está cobrando, foi esclarecedor. “Foram dicas e orientações que podem ser colocadas em prática, e sem dúvida a partir de agora vamos conseguir cobrar com mais eficácia e segurança, pois no curso conhecemos melhor nossos deveres e direitos. A CDL sempre vai ao encontro dos problemas e dificuldades das empresas, com oportunidades e estratégias para a solução dos mesmos, o que é sempre muito bom”, pontuou.

Elaine Pilaty, da Sancris Linhas, Fios e Zíperes, também marcou presença dos três dias de capacitação. Ela, que atua há 13 anos na área de crédito e cobrança, ficou muito feliz com o aprendizado adquirido na oportunidade. “O curso trouxe o conteúdo de forma dinâmica e participativa, o que nos fez captar muito melhor os conteúdos. Desde o primeiro dia já coloquei em prática os ensinamentos e mudei algumas posturas que estavam erradas. Foi muito bom ter acesso a esse conhecimento, que só veio para agregar”, destacou.

Quem participou pela primeira vez de um curso da CDL Brusque foi Daniely Regina Melo, da Lua Encantada. Assim como os demais participantes ela também falou da satisfação do aprendizado na oportunidade. “Sou nova na área de cobrança e adquiri muito conhecimento, em especial as formas de cobrança e estratégias, como a questão do agradecimento, por exemplo, e valorização dos clientes que pagam em dia. O professor trouxe de forma muito interessante os temas e estamos ansiosos para o próximo mês iniciar e colocarmos em prática os aprendizados”, comenta ela, que já está se programando para os próximos cursos oferecidos pela CDL Brusque.