“O cérebro pode mudar de acordo com o pensamento que nós temos”

Publicado em 16/04/2019 - Atualizado em 26/01/2024

Compartilhar em:

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Brusque – CDL Brusque, através da CDL Jovem, realizou no dia 11 de abril, a palestra ‘Habilidades Comportamentais para Alta Performance’ com a psicóloga e especialista Roberta Bonet. O evento contou com a presença de diversos profissionais do comércio, representando as empresas da região, e foi realizado na sala de treinamentos do Centro Empresarial, Social e Cultural de Brusque (CESCBr).

Durante as quase duas horas de palestra, o público pode conhecer aspectos da neurociência e como trazê-la para o seu dia a dia, a fim de obter melhores resultados em todas as esferas da vida. Segundo a psicóloga, a neurociência diz que de todos os resultados que temos, 93% deles dizem respeito aos nossos pensamentos e às nossas emoções e apenas 7% são por nosso comportamento.

“O propósito é trabalhar o nosso pensamento, porque é ele que vai gerar uma química no nosso cérebro. Esta química vai ser descarregada no nosso corpo, que vai sentir. E a partir da qualidade desse pensamento a gente pode se sentir bem ou mal. Quando nos sentimos bem temos mais motivação, mais ânimo, entusiasmo e vamos atrás daquilo que queremos. Quando nos sentimos mal, a coisa não anda, tudo paralisa. E a física quântica diz que quando você não está bem, não gera seu poder de influência sobre as pessoas”, ressaltou ela, que trabalhou durante o encontro, o poder da influência.

“Preciso estar bem para poder influenciar os outros não só com a minha fala, que é o comportamento principal na hora de vender, por exemplo, mas sim com a minha energia, porque essa energia produz o resultado que eu tenho na minha vida. Se eu estou bem, consigo atrair facilidades e facilitadores”, complementou.

Habilidades

Em alguns momentos da palestra, a psicóloga desenvolveu dinâmicas com o público e enalteceu o poder do cérebro se remodelar com atenção e treinamento mental, que é a neuroplasticidade.“Eu posso me tornar alguém melhor, mas tenho que controlar a minha mente, meus instintos primitivos. Quando não estou bem, tenho as reações comportamentais, que são as reações do ego. Muitas empresas contratam por currículo e demitem por comportamento justamente por causa dessas reações que as pessoas têm, de competitividade, falta de trabalho em equipe, falta de criatividade, falta de entusiasmo, falta de ânimo. O grande objetivo é fazer com que a gente desenvolva em nós, todas as capacidades que chamamos de softs skills, que é a comunicação, a criatividade, a resiliência, a empatia, que é se colocar no lugar do outro, o trabalho em equipe, o foco na solução, porque essas habilidades vão gerar sucesso e resultado”, reforçou Roberta.

Ela também deu dicas de como trabalhar a qualidade dos pensamentos através da alta performance, do alto desempenho, e falou da importância da alimentação, respiração, atividade física e treinamento mental para produzir a química do bem-estar. “As experiências contrárias vão continuar vindo, afinal, é a vida, mas é preciso mudar a forma como vemos as coisas”, acentuou a palestrante.

Oportunidade


De acordo com o presidente da CDL Jovem, André Kohler, o tema trazido para a palestra foi escolhido para auxiliar cada vez mais os profissionais dos diversos setores do comércio, com o intuito de melhorar o desempenho tanto com os clientes externos, quanto com os clientes internos. “Vemos hoje aqui profissionais que estão na linha de frente, no atendimento aos clientes, mas também profissionais da área administrativa e de gestão. E o tema abordado pela psicóloga Roberta é importante para todos, pois fala justamente de uma mudança comportamental através da qualidade dos nossos pensamentos. A CDL Jovem está sempre atenta a trazer palestras que venham somar com a formação pessoal e profissional das pessoas que atuam no comércio da nossa região”, enfatizou.

Adriana Fritzen, da empresa A.Fritzen Consultoria, veio de Blumenau acompanhar a palestra promovida pela CDL Jovem. Ela já acompanha o trabalho de Roberta Bonet há alguns anos, e saiu do encontro com informações interessantes para levar ao seu negócio e aos seus clientes. “É sempre importante acompanhar momentos como este, porque precisamos desenvolver essas habilidades no nosso dia a dia, em todas as esferas”, avaliou.