“Comércio em Transformação” reúne empresários e gestores de Brusque e região

Evento trouxe o diagnósticos sobre o comércio local e contou com a comemoração dos 54 anos da CDL de Brusque

Publicado em 09/06/2023 - Atualizado em 26/01/2024

Empresários e gestores de diversos segmentos do comércio de Brusque e municípios vizinhos atenderam ao convite e participaram do evento “Comércio em Transformação - Inovação além da Tecnologia”, realizado na noite de terça-feira, 6 de junho, no Teatro do Centro Empresarial, Social e Cultural de Brusque (CESCB). O evento, realizado através da parceria da Câmara de Dirigentes Lojistas de Brusque (CDL Brusque), com o Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Brusque (Sindilojas), SENAC, SESC, Sebrae/SC, e com a Prefeitura de Brusque, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, contou com dois momentos importantes: a apresentação da Pesquisa do Diagnóstico do Comércio Local, seguida da palestra "Inovação além da Tecnologia", ministrada pelo diretor do Senac Brusque, Fabiano Battisti Archer.

“Sem dúvida precisamos enaltecer a importância da divulgação dessa pesquisa, que contém informações relevantes aos empresários do setor do comércio e que, a partir desses dados podem pensar em estratégias para atender da melhor forma seus clientes”, comentou na oportunidade, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Brusque (CDL Brusque), Alcir Inácio Otto.

Dados

A Pesquisa, realizada este ano, dentro do projeto ‘Sindilojas – Fortaleça quem fortalece a sua empresa’, foi realizada pelo Senac Brusque e entrevistou 1.009 pessoas. O objetivo principal foi identificar o comportamento dos consumidores do comércio local de Brusque, Guabiruba e Botuverá. Ela foi aplicada online via Microsoft Forms para a região e presencial no centro de Brusque no período de 13 de fevereiro a 2 de abril. O formulário continha 19 perguntas em três partes, sendo: dados básicos, relação com compras e satisfação com o comércio local.

Algumas perguntas incluíam os critérios avaliados pelo consumidor durante uma compra; comparação entre compras em lojas online ou físicas; gastos mensais com compras; métodos de pagamento utilizados; fontes de informações sobre uma loja ou produto; frequência de compra no comércio local; motivos para entrar em um estabelecimento; razões para deixar de comprar em um estabelecimento, entre outros aspectos.

Durante a apresentação, Battisti Archer detalhou cada item da pesquisa, incentivando os participantes a refletirem sobre seus próprios negócios. “O principal objetivo dessa pesquisa, desenvolvida em parceria com a Fecomércio de Santa Catarina por meio de um projeto apresentado pelo Sindilojas, foi identificar a percepção dos clientes em relação ao comércio em nossa região. Ela revelou alguns pontos que, muitas vezes, os empresários não conseguem perceber no dia a dia, como a qualidade do atendimento, o layout da loja, a apresentação dos produtos, a presença digital da empresa, entre outros. Ter esses dados e compreender a percepção dos clientes em relação ao comércio local, permite traçar estratégias para oferecer melhores negócios e atrair consumidores de outras regiões”, enfatizou.

Inovação e oportunidades

No segundo momento, o diretor do Senac Brusque abordou o tema "Inovação além da Tecnologia". De forma dinâmica e com diversos exemplos, Battisti Archer destacou a importância de buscar alternativas que possam ser implementadas, com foco na solução, e ressaltou a necessidade de ouvir os clientes quando se busca inovar.

“No contexto da inovação, especialmente no varejo, as pessoas, incluindo empresários e consumidores, frequentemente associam a inovação a grandes softwares, robôs, equipamentos e tecnologia avançada. Todos esses elementos fazem parte da inovação, mas é possível introduzir inovação no varejo ao alterar um processo ou uma ação na empresa, ou na loja. Existem alternativas com ou sem o uso da tecnologia para inovar no comércio e mostrar aos clientes que Brusque tem um comércio diferenciado, de ponta, que vale a pena ser explorado”, ressaltou.

“Tenho certeza de que continuaremos avançando em inovação e tecnologia, isso é inevitável, mas desejo que essa evolução ocorra também em paralelo com o bem-estar da humanidade. Não estamos aqui para competir com as novas tecnologias, mas sim para tê-las como aliadas em nossos negócios”, acrescentou.

54 anos CDL Brusque

O evento reservou ainda um momento de congratulações pela passagem dos 54 anos da CDL de Brusque, completados no sábado, 3 de junho. A entidade recebeu o aplauso dos participantes, que entoaram o coro dos ‘parabéns’, seguido do corte de um grande bolo por parte dos diretores presentes no evento.

“A CDL foi um sonho de alguns empresários, que idealizaram e formalizaram a entidade em 1969, e desde então, orgulhosamente carregamos esse legado, pois sabemos da importância da CDL no município. Hoje contamos com quase mil associados, com vários serviços além do SPC e agora também com atuação na área da saúde, e seguimos com o propósito de levar este sonho adiante, com mais serviços e soluções aos nossos associados”, comentou o presidente, Alcir Otto.

(*Informações e fotos: Assessoria de Imprensa Sindilojas)