‘A Força da Liderança Eficaz’ é tema de curso da CDL Brusque

Profissionais de diversas empresas participaram dos três dias de capacitação

Publicado em 28/06/2018 - Atualizado em 26/01/2024

Definir o verdadeiro papel do líder, suas competências e comportamento, seu desenvolvimento pessoal e profissional para melhoria dos resultados do grupo de trabalho e da organização, foi o objetivo principal do curso ‘A Força da Liderança Eficaz’, promovido pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Brusque – CDL Brusque, esta semana.

Ministrado pelo jornalista, consultor e professor Emmanoel José Lourenço, o curso reuniu 25 profissionais de diversas empresas de Brusque, durante os três dias de programação, 25, 26 e 27 de junho. “Este curso foi construído para que pudéssemos fazer uma reflexão sobre o papel do líder, suas competências, os desafios do dia a dia, independente do tamanho da organização. E essa liderança não apenas nas organizações, mas nos espaços, seja em entidades, time de futebol, igreja e até mesmo na própria família. Então refletimos a liderança de forma integral, e tivemos a oportunidade de aplicar um inventário, que é um teste onde cada um pode descobrir o seu perfil de liderança”, explica Lourenço.

Durante o curso, o grupo também pode refletir sobre a questão dos temperamentos, sobre o feedback e sua importância principalmente como estratégia para manutenção de talentos. “Quando temos essa visão integral, de ouvir, participar, entender e dar abertura para as pessoas, você começa a conhecer mais a equipe e a consequência disso é união, cooperação, mais iniciativa, flexibilidade, enfim, vários ingredientes que levam o líder a ter sucesso nos seus projetos, tanto pessoais quanto profissionais”, destaca o professor.

De acordo com Lourenço, o mais interessante do grupo que participou deste treinamento, é ser formado por profissionais de diversos segmentos, como indústria, prestadores de serviço, comércio, etc. “São pessoas de áreas diferentes, com experiências diferentes e nós criamos várias dinâmicas de tomadas de decisão, de posicionamento por parte deles, de autoavaliação, em que eles puderam partir para o enfrentamento de situações. Foi um ambiente propício para que eles pudessem experimentar, expor sua opinião, avaliar o impacto, o chamado gerenciamento de crise sobre aquela tomada de decisão, quais os prós e os contras e o que aquilo traria de resultado. Foi um grupo bastante participativo, 70% formado por pessoas que já exercem função de liderança, alguns ainda não, mas que estão se preparando, estão querendo inclusive abrir o próprio negócio, empreender. E foi justamente um treinamento para formarmos esses novos líderes e capacitar e dar mais segurança na liderança daqueles que já estão no mercado”, reforça.

Na avaliação de Lourenço, é importantíssimo o papel da CDL Brusque na realização de cursos como este, já que a entidade promove o associativismo e isso faz com que as empresas não só sobrevivam no mercado, mas possam também crescer ainda mais.

Evolução constante

A coordenadora administrativa financeira da Tecmicro Softwares, Shelby Merico, foi uma das participantes do curso ‘A Força da Liderança Eficaz’ e concluiu o treinamento com muito entusiasmo. “Foi muito interessante o curso, temos que sempre estar abertos a aprender, a buscar algo novo. O instrutor colocou muitos pontos que podemos usar no dia a dia para melhorar, além de encaminhar todos os nossos colaboradores a esta rotina, motivá-los. Foi muito válido, com muitas informações novas e boas, que nos fez refletir sobre nossas ações no dia a dia da empresa”, revela.

Quem também marcou presença no curso, ao lado de mais cinco profissionais da empresa, foi o gerente industrial da Portallar, Murilo Damasceno Lima. Ele conta que a experiência em participar da capacitação foi muito positiva e que sai do curso mais seguro em aplicar novas ações. “O curso está nos mostrando como trazer para realidade nossos problemas diários, como lidar com o pessoal, porque a parte mais difícil da gestão é ter a sua equipe próxima de você, pois muitas vezes algumas atitudes, tomada de decisões e até mesmo a forma com que você fala, acabam afetando o desempenho do grupo. Diante disso tudo, do que foi proposto nesses três dias de curso, percebo o quanto foi interessante participar”, analisa.

Quem também fez questão de marcar presença na capacitação foi a gerente de Marketing e Funcional da TuttiAgro, Jaqueline Gandin. Ela, que atualmente cursa um MBA em Marketing Estratégico, disse que o curso superou suas expectativas. “O professor foi muito bom, se fez entender durante todo o curso e teve o cuidado de passar a teoria e ao mesmo tempo puxar para a prática, para conseguirmos refletir sobre aquela situação e lincar com o nosso trabalho. Assim é muito mais fácil entender e até mesmo se corrigir”, revela a profissional, que sempre está atenta ao cronograma de cursos da CDL e faz questão de participar, como também de motivar outros profissionais da empresa a participarem dos treinamentos.